Minha História

Voltar
Conheça a história de João Vítor Xavier
Deputado

Apresentador do CNN Esportes S/A (CNN Brasil); apresentador do programa Bastidores, Vice-presidente da holding Itasat. Deputado Estadual por MG.

Jornalista e radialista. João Vítor Xavier nasceu em Belo Horizonte, tem 41 anos. Formado no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), João Vítor integra a equipe de esportes da Rádio Itatiaia desde 2000 e apresenta, diariamente, o programa Bastidores desde 2004. Em 2021 assumiu a vice-presidência da holding Itasat. Em 30 de maio desse ano, assinou contrato com a CNN Brasil, onde apresenta o programa CNN Esportes S/A.

Tem larga experiência em coberturas internacionais, tendo participado da cobertura de várias competições esportivas, como finais de Copa Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, inúmeras finais de Superliga de Vôlei, Mundiais de vôlei, Torneio Pré-Olímpico do Chile (2004), das Olimpíadas de Atenas (2004), da Copa do Mundo da Alemanha (2006), dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007), da Copa das Confederações da África do Sul (2009), Copa das Confederações do Brasil (2013), Campeonato Mundial de Clubes da Fifa (2013 - Marrocos), Copa do Mundo do Brasil (2014), Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016), Copa América (2019 e 2021), Final da Liga dos Campeões da Europa (2022 e 2023) e da Copa do Mundo de 2022 (Qatar).

João Vítor Xavier foi eleito para o seu primeiro cargo público em 2008, como vereador em Belo Horizonte. Em 2022, foi reeleito para o seu quarto mandato consecutivo de Deputado Estadual. Na ALMG, renunciou ao auxílio-moradia logo no primeiro dia de mandato, votou pelo fim do 14º e 15º salários para os deputados ("verba de paletó"), votou pelo fim do pagamento de participação em reuniões extraordinárias ("horas extras" para os deputados) e votou pelo fim do voto secreto na Assembleia de Minas.

Na Assembleia, o deputado João Vítor Xavier atuou firmemente pela aprovação, sendo inclusive um dos autores, do projeto de lei intitulado "Mar de Lama Nunca Mais", que institui a Política Estadual de Segurança de Barragens e determina a erradicação das barragens construídas pelo método de alteamento a montante no Estado de Minas Gerais. O projeto foi aprovado e sancionado como a Lei 23.291, de 2019. Em 2021, João Vítor Xavier presidiu a CPI dos Fura-filas da Vacinação. Na 19ª Legislatura foi também presidente da Comissão de Saúde.

Atualmente é o terceiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais