Fique por Dentro

Voltar

9 DE NOVEMBRO 2020

Abrir as planilhas das empresas de ônibus de BH é uma das metas de João Vítor

Candidato conversou sobre transporte público com moradores do Conjunto Capitão Eduardo

Discutir com a população sobre o transporte público e ouvir os anseios da comunidade foi o objetivo do encontro do candidato João Vítor Xavier com os moradores do Conjunto Capitão Eduardo, localizado na região Nordeste de Belo Horizonte. 
 
Em sua caminhada pelo bairro, João Vítor ouviu a reclamação de muitos moradores que fazem do ônibus, seu único meio de locomoção. De acordo com Isabela Cristina, residente do Conjunto Capitão Eduardo, a população local sofre com atrasos nos horários dos ônibus e com a pouca opção de horários oferecidos pela administradora do transporte público. “Sofremos com a falta horários e de serviços de qualidade no transporte público. Muitas vezes chegamos atrasados aos nossos trabalhos por conta do atraso do coletivo ou porque o ônibus, por falta de manutenção adequada, quebra no meio do caminho”, contou a moradora. “Apenas uma linha de ônibus não é suficiente, pois além de atender a nossa comunidade, acaba atendendo a demanda dos bairros vizinhos, ou seja, muitas vezes nem conseguimos pegar o primeiro ônibus porque ele já vem lotado”, continuou. A falta de cobradores nos ônibus é outra reclamação da população, uma vez que a falta desse profissional, ajuda a atrasar ainda mais o itinerário.
 
Após ouvir as reivindicações da população sobre o tema, João Vítor comentou que, para começar a implementar melhorias nos ônibus e nas linhas daquela região, serão necessárias conversas e reuniões com os prefeitos das cidades limítrofes para que juntos possam criar soluções e oferecer um serviço com dignidade e qualidade para os moradores daquela região. “A questão do transporte público de BH não será resolvida sem essa ação. A arrogância e a falta de diálogo com o atual prefeito só levam a piora desse quadro”, disse o candidato. 
 
Entre os principais assuntos do Plano de Governo de João Vítor, está a proposta de integração do transporte público, que visa unificar metrô, ônibus e MOVE em uma única passagem. “Esse é um sonho possível de ser realizado. Isso já acontece em outras metrópoles brasileiras e irá ser realidade em Belo Horizonte”, destacou. 
 
“Precisamos fazer com a Prefeitura de BH e as empresas de ônibus cumpram o edital de licitação. Esse documento só é obedecido quando é para cobrar a segunda passagem mais cara do país, mas não quando se trata de oferecer qualidade, novos horários e renovação da frota. Isso é um descaso com a nossa população que precisa, cotidianamente, fazer uso deste serviço”, expressou João Vítor. 
 
O candidato disse que fará um governo com transparência e que abrirá a planilha das empresas de ônibus para que a população conheça os gastos, investimentos, lucros e demais informações do setor. João Vítor afirmou também que a Prefeitura de BH, só de multas das empresas de ônibus, tem para receber o valor de 5 mil reais. “Esse dinheiro será aplicado em melhorias, como a implantação de Wi-Fi, carros com ar-condicionado, ônibus elétrico, entre outros. Tudo isso para poder gerar conforto para os usuários”, completou. 
 
Para conhecer um pouco mais sobre as ideias e soluções que João Vítor Xavier e Leonardo Bortoletto têm para Belo Horizonte, clique aqui e conheça o Plano de Governo. 

Foto: Rafael D'Souza